ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Nossos Anos Iniciais do Ensino Fundamental têm como principal objetivo aprimorar o raciocínio lógico dos alunos, promover hábitos de estudo e fortalecer suas habilidades sociais, sempre estimulando a autonomia e o protagonismo responsável.

 

Além de demonstrar que o conhecimento vai muito além das salas de aula, nossa abordagem no Colégio Centro de Estudos enfatiza a importância da inteligência emocional e a oportunidade de vivenciar, na prática, o que foi aprendido no ambiente escolar.

 

Confira como isso se desdobra em nossos programas ano após ano:

 

1º Ano

Destinado a alunos que completam 6 anos até 31/03.

 

Nossa abordagem de alfabetização é única, centrada na fonética, abrangendo a segmentação em sílabas, construção de palavras e formação de frases, permitindo que a criança domine a leitura com proficiência. Reconhecendo que o processo de aprendizado envolve memória, consciência e emoção, integramos esses elementos para promover a formação integral de nossos alunos.

 

Entendemos que a alfabetização não se limita à leitura e às operações matemáticas; portanto, damos grande ênfase à “leitura do mundo”, à criatividade, ao pensamento crítico e à formação cidadã. Esses princípios são amplamente cultivados ao longo de toda a vida escolar no Colégio Centro de Estudos..

 

Estamos cientes da importância do desenvolvimento tecnológico e da globalização da informação na sociedade atual, o que nos leva a buscar constante atualização e interação eficaz com a tecnologia e as diversas formas de mídia. Em todo esse percurso, consideramos igualmente a educação emocional, a história do aluno e do ambiente em que ele se insere, assim como sua experiência na escola e fora dela.

 

  • Avaliação: O processo de avaliação ocorre ao longo de todo o período, abrangendo uma variedade de atividades, como testes, tarefas, avaliações orais e muito mais.
  • Diferenciais: Projeto esportivo extracurricular, Aulas de Xadrez na matriz curricular, Laboratório, Sala de Leitura, Universo Maker e Projeto Bilíngue.

 

2º ao 5º Ano

 

A construção da base educacional do indivíduo ocorre nos primeiros anos da vida escolar. O processo de ensino e aprendizado busca aprimorar o raciocínio lógico do aluno, promover hábitos de estudo e desenvolver suas habilidades sociais, visando à autonomia do aluno.

 

Ao fomentar a autonomia, permitimos que a criança continue a sua busca pelo conhecimento, com acesso direto ao mundo e à construção diária do saber.

 

Em nosso caminho pedagógico, os valores essenciais da sociedade são constantemente considerados, pois, nesta etapa, o processo de tentativa e erro prepara o aluno para enfrentar desafios e lidar com a diversidade.

 

  • Avaliação: A avaliação é um processo contínuo que abrange diversas atividades, como provas, avaliações escritas, testes orais, tarefas e mais.
  • Monitoria: Oferecida aos alunos que necessitam fortalecer seu domínio de algum conteúdo, nosso programa de reforço escolar tem como objetivo assegurar que todos os alunos aprendam e alcancem um desempenho escolar satisfatório
  • Diferenciais: Projeto esportivo extracurricular, Aulas de Xadrez na matriz curricular, Laboratório, Sala de Leitura, Universo Maker e Projeto Bilíngue.